O QUE SOMOS,
COMO ATUAMOS
O que são
os Comitês Científicos
Os Comitês Científicos são os órgãos técnicos de atuação do Icomos, organizados em torno aos diferentes temas da agenda da preservação do patrimônio mundial.
O Icomos Brasil estruturou comitês científicos nacionais, que espelham a estrutura dos comitês internacionais e operam de acordo com os estatutos, regras de procedimento e princípios éticos adotados e aplicados pelo Icomos Internacional para a operação de comitês científicos.
O que é o Theophilos
O Theophilos, Comitê Internacional de Filosofia e Teoria da Conservação e da Restauração dedica-se em nível mundial à análise dos conceitos e questões constitutivos do campo da conservação e da restauração, estabelecendo conexões destes com a gênese de práticas, normativas e teorias, situadas em suas interseções com outros campos disciplinares.
Como atua o theophilos Internacional
O Theophilos Internacional realiza estudos especializados e investigações científicas sobre os temas teóricos de sua competência, promove o intercâmbio de informações, realiza pesquisas, treinamentos em questões teóricas, conduz projetos comuns a distintas regiões ou países membros do Icomos e elabora documentos norteadores da conservação e restauração do patrimônio mundial.
como atua
o Theophilos Brasil
O TheoPhilos-Brasil atua com o objetivo de fornecer subsídios para amplificar a discussão da teoria, das práticas e da normativa da conservação e da restauração no Brasil, com vistas à consolidação deste campo teórico no país.
O Theophilos Brasil conduz estudos e encontros abordando perspectivas teóricas contemporâneas e práticas próprias da restauração e da conservação, com ênfase nos conceitos de autenticidade, historicidade, valor e integridade.
O Theophilos Brasil coloca ênfase na análise e clarificação de conceitos e terminologias em uso no âmbito da conservação e da restauração no país.
O Theophilos Brasil conduz a tradução para o português do Brasil das Cartas Internacionais do Icomos adotadas em Assembleia Geral e de textos teóricos referenciais .